Friday, April 15, 2011

O último galáctico

O último galáctico

Estava a bocado a ver o maisfutebol na TVI - Futre, és realmente muito grande, e podes andar na coca, fazer o que bem quiseres, a verdade é que te dás bem com toda a gente, por mim nem pensava, era Madail para a rua e Futre a presidente - e um daqueles teóricos da bola às tantas questiona se com a aquisição de Beckham o Real Madrid não terá cometido o erro de priveligiar a vertente económica sobre a desportiva.
Quer-me parecer que Beckham no Real Madrid terá sido o galáctico de menor fulgor, correspondendo à fase final dos galácticos - Beckham foi mesmo o último galáctico - e uma altura em que desportivamente a coisa terá deixado de correr bem.
Figo foi o melhor do mundo ao serviço do Real, Zidane também. E Beckham?
Beckham, caso ninguém se recorde, quando Capello volta ao Real Madrid, foi colocado de parte, marginalizado, sendo que quando o treinador volta atrás com a sua decisão, tornou-se absolutamente determinante no título conquistado pelo Real Madrid. É uma pena que ningué se lembre disso.
Mais. Fizeram um filme de Zidane, uma filmagem integral do seu jogo contra o Villareal em 2005, filmado por sabe-se lá quantas câmaras, com banda sonora dos Mogwai. Vide http://www.imdb.com/title/tt0478337/
Em toda a minha vida fui uma vez ao Santiago Barnabéu ver o Real Madrid jogar. Curiosamente foi esse jogo. E o que aconteceu? Zidane, ciente da importância mediática do jogo é expulso, o Real Madrid ganha e na minha modesta opinião, o inglês foi o melhor em campo, tendo corrido km numa actuação muito conseguida, com base em muito esforço, revelando-se Beckham algo que eu até à altura desconhecia: um jogador de equipa.
E atenção: ele pode estar bem mais velho, mas ainda aí anda.

Labels:

Modéstia à parte...

Barcelona Shaktar. Guardiola diz que mais depressa se vê fora da eliminatória que dentro, que a equipa favorita é a ucraniana. Resultado final da eliminatória : não sei, foram muitos golos marcados. O Messi perdeu 2 cm com medo.
Real Madrid Barcelona. Guardiola diz que o favorito é o Real Madrid.Obviamente, porque no jogo anterior o Barca só deu 5 ao Real. Na conferência de imprensa do Real Madrid, José Mourinho, presente, não abriu a boca e quem falou foi o treinador adjunto do Real, Karanka. Compreendo perfeitamente. Só espero mesmo que amanhã sejam 5 para o outro lado. Farto de falsas modéstias. De Guardiolas e Messis. Por muito bons que sejam.

Labels: