Wednesday, January 31, 2007

O peixe que não queria envelhecer






Sempre achei muita piada à história do Peter Pan,não sei se pelo facto de os moços na Terra do Nunca poderem fazer o que lhes caía no goto, e poderem voar e tudo, e aquilo quem vê o filme só dá é vontade de ir até lá, abancar um bocadito à beira mar e malhar um finito. Depois, aquilo também envolve piratas, que têm sempre um look muita cool, que parece que nunca sai de moda e....não nos vamos esquecer da Fada Sininho, que nos 2 filmes que vi do Peter Pan ( não vos fará mal nenhum verem o "Hook" e o "Peter Pan" ) aparece sempre montes de jeitosa. Mas não é só: caso não estejam lembrados, na Terra do Nunca, o pessoal nunca envelhece, aquilo é uma alegria parece que por lá o tempo não passa e ninguém se tem de preocupar com perda de cabelo, e com as rugas ( a Lili Caneças estaria no céu) and so on.
Ora este fds, a propósito duma conversa qualquer que estava a ter com a minha mãe e a minha tia dei por mim a dizer que o pessoal que tinha aulas comigo era mais velho, andando pela casa dos 25- 30 anos. Até aqui,tudo bem, o problema é que ao tecer tal comentário nem me apercebi que moi meme me encontro nessa mesma faixa etária. Poizé, já tou mais próximo dos 30 que dos 25, o que me leva a pensar que num próximo post estarei a relatar uma qualquer uma pré "middle age crisis".
Raios partam, apesar de estar bem conservado e não aparentar ter 1,um dia só acima dos tenrinhos 18 anos de idade ( mentalmente...muito abaixo, quem me conhecer bem, de certo o poderá confirmar) , daqui a uns meses vou para os 26, e começo a ter de ficar um Homem. Isto começa a assumir contornos tão sérios, vejam lá, que esta semana fui às finanças declarar início de actividade profissional.
A par do Peter Pan, sempre tive um grande fascínio pela Alice no país das maravilhas. Se eu quisesse ser parvo e inconviniente e se quisesse também arranjar uma analogia problemática quanto a esta bela e fascinante história seria que o seu escritor, Lewis Caroll,para quem não sabe, era pedófilo. Obviamente,não quero.
Resta-me assim envelhecer, viver cada dia ao máximo e minimizar a minha preocupação quanto a isso, já me disseram " És como o vinho do Porto, quanto mais velho, melhor". ( tou 1 tangas.....).
Xaus,ò povo,bjs pra elas e abraços pra eles!


Tuesday, January 23, 2007

O velho peixe

Olá. Hoje vou colocar questões que de certeza já passaram pelas vossas lindas cabecinhas, mas que se calhar porque é tabu ou simplesmente porque é um bocado estupido, nunca o vi abordado. Caso ainda não tinham adivinhado,e é provavel que não,hoje vou falar....dos velhinhos!
Eu já há muito tempo que trazia isto debaixo de olho, e finalmente hoje, sem jeito nenhum, enquanto tava à espera numa consulta para ser atendido, confrontei que de facto, tudo o que tinha debaixo de olho correspondia à verdade. E a verdade,meus amigos e amigas, é que os velhinhos se conhecem todos uns aos outros. E os que não conhecem, estão todos ligados uns com os outros, de uma a roçar o transcendente, há sempre uma qualquer conexão que se pode estabelecer entre dois velhinhos que passem na rua. E arrisco-me a dizer mais: Eles é que curtem! Se não, pelo menos matutem nisto:
-É ou não é verdade que quando vocês vão nos transportes públicos ( seja comboio, autocarro, o que quer que seja), há sempre PELO MENOS 2 velhinhos que :
1-Ou se cumprimentam;
2-Ou começam a falar alto, e sozinhos, balbuciando expressões do tipo " Isto no meu tempo é que era!", ao que começam a falar de um Portugal alternativo e paradisiaco, de tempos remotos, de como não havia gatunagem e tava tudo na linha ou qualquer coisa assim do género. Isto até que o velhinho do lado ouve, altura em que dá razão ao companheiro, o faz lembrar de outras coisas ou reforça as suas ideias e pensamentos, ao que depois eventualmente ainda é bem provavel que se junte outro e tá a rambóia armada;
3-Isto quando viajam sozinhos e não se conhecem, porque pelo menos no autocarro todos os dias e em todas as paragens é eles cumprimentarem-se quase todos uns aos outros;
4- Mesmo que a conversa não seja a referida no ponto 2, arranjam sempre maneira de se meter uns com os outros. Um rapaz da minha idade pode passar uma noite inteira a topar uma moça e a micá-la e tal, mas não passar disso, por, enfim, ter um pocoxito de vergonha, com eles não há cá mas, nem meio mas, começam pra li a falar como se já fassem amigos de longa data e não sei como fazem isto, mesmo que um seja de Bragança e o outro de Loulé, arranjam sempre maneira de ter conhecido alguém em comum
5- É prática comum, pelos menos nos comboios os velhinhos viajarem com garrafão, pelo que gostam de malhar uns tintos e querem mesmo é rambóia, regabofe, festança!
Chamem-lhes tontos! Chamem, chamem! Meus amigos, fiem-se em mim, os velhinhos é que curtem.
Eu hoje no consultório bem vi, eram para aí 7 ou 8 e conheciam-se todos e depois chegava mais um que mesmo que não conhecesse ninguém lá arranjava um factor X qualquer para estabelecer um vínculo com aqueles companheiros e criar-se logo ali um clima de camaradagem.
E isto do que eu vejo, agora imagino o que eles devem para aí andar a fazer às escondidas! Aquilo é que dever ser! É que uma pessoa ouve falar de Paredes de Coura e Sudoestes e é só malta jovem e não se presta atenção aonde eles irão ou o que estarão a fazer. Portanto, pela calada devem andar a curtir bem mais que a malta que anda pelos festivais de rock. E fazem questão de não dizer nada nem convidar ninguém...só vos digo, ao que parece, é sendo velhinho é que se curte.
A minha mãe já me disse que eu me visto à velho, portanto menos mal, vou-me já ambientando, quando for velhinho já hei de ter assim um estatuto muy importante!
E para acabar em beleza e dar razão aquilo que eu digo,façam favor de ver este lindíssimo videoclip de uma das melhores musicas do ano passado.
Bjs e abraços!


Té looooogo

Monday, January 22, 2007

1 culto(?) peixe


No preciso momento em que escrevo estas palavras já tenho algo mais para aditar ao meu breve (tb,porra,tenho 25 anos!!!) currículo : como a imagem indica, e caso ainda não tenham lá chegado,sou agora pós graduado no Direito do Desporto!
O Direito do Desporto apresenta-se agora como um campo no qual posso demonstrar, pelo menos aos outros a minha.........................ignorância! Poizé, o leitor que estava à espera de uma palavra tipo " sabedoria" enganou-se ( ou talvez não). Passo a explicar: não menos que uma vez, quer durante a licenciatura, quer como peixe já licenciado me confrontaram com questões de Direito,( porque estudei essas coisas, as pessoas esperavam uma resposta rápida, certeira, precisa) para as quais não tinha logo resposta ou não me lembrava da situação....vocês percebem!. A verdade é que quando se hesita, não se sabe logo ( ou mesmo) a resposta, há, pelo menos um instante de tempo que passa durante o qual nos sentimos burros. Se não para com nós próprios, para os outros, quase de certeza que o pensamento vai nesse sentido : "Atão mas este gajo tirou o curso e não me sabe responder a isto?", "Atão este gajo tirou o curso para quê?", "Seu burro! Cavalo!", " És tão boa pessoa, um gajo táo porreiro, mesmo fixe, fixe, tão fixe que ao pé de ti pareço sempre um cabeça de porco!" ( Ok, este último já é o meu ego que tá a precisar de ser alimentado....perdoem-no) .
Pessoalmente, em tais situações sou o primeiro a lamentar-me, mas a verdade é que....( e agora pasmem-se!!! ) não tenho resposta para tudo. De facto,talvez há coisas que devia saber e não sei, tal como se calhar há uma quantidade excessiva de coisas supérfluas na minha cabeça que não sei porquê teimam em cá ficar, mas pronto...não me vou chatear por causa disso, e a verdade é que se na altura posso não ter a resposta, se for mesmo importante, pelo menos eu gosto de averiguar e ver o que posso responder, o que há a fazer, enfim, a isto há que chamar " o efeito apaziguador".
O Direito do Desporto assume-se assim como um campo no qual eu estou agora habilitado a, mais uma vez, apresentar aos outros toda a minha ignorância.
Sei que estou a ser um bocado duro para comigo próprio,mas às vezes é mesmo assim, o quadro não é tão negro com o estou a pintar, serve apenas para brincar um bocado com a minha ( e provavelmente de outros) situação, que por vezes é madrasta, mas mesmo sendo com tanta ignorância, a verdade é que tenho mais um diploma! Viva eu! hahahahahaha.
A sério, se tiverem um problema neste campo, não tenham vergonha, estão à vontade para colocar seja que questão for. Estou a disponibilizar-me para dar uma ajuda;é que posso ser um peixe burro e ignorante,mas boa vontade não me falta!
Isto também é um pouco a minha veia neurótica a vir ao de cima, não liguem! Pelo menos quem me conhece diz que estou sempre a miar, pelo que pelo menos a esses este post não há de espantar, mas às vezes torna-se interessante problematizar tudo isto.
Já dizia o tio do Peter Parker [ para quem não sabe (espero não estar a revelar um grande segredo e estar a estragar o filme, para além de outras consequências nefastas que possam advir desta revelação) , oPeter Parker- É O HOMEM ARANHA!! :D )] " With great power comes great responsibility! " ,ou seja, inerente a um grande poder é uma grande responsabilidade ( o que não é bem o caso porque não ando para aí a subir paredes, bater em rufias, etc) , e como parece que agora é suposto ser um peixe mais culto ( volto a ser cagarola : mais um diploma,eheheh, eu é que curto!!) , espero não defraudar as expectativas de quem me abordar para me colocar qualquer problema. Alegrem-se! Mesmo que não saiba, eu estou cá é para ajudar!
Isto tá longo,2 notas:
1-Agradecimento aos meus pais terem-me apoiado nisto da pós-grad ( principalmente o rico pai, que cheira-me que preferia que tivesse escolhido outra pós grad, mas não te rales, ainda tou a tempo, sou muito jovem!! Grazie per tutti!!! )
2- Com tanto, e por vezes tão longo parágrafo, pareço o Dr. Pinto Bronze.....ele bate-se, contudo, bem melhor, ao pé dele sou um menino

Despeço-me,bjs e abraços pra todagente, fiz isto meio à pressa, se tiver muito erro e frases sem nexo, tejam à vontade pra me corrigir. Comentem! É bom, saudável, faz crescer os pelos do peito! :D

Friday, January 19, 2007

It starts....


Pois é, parace que é da moda ter um blog e que em cada português há um bloguista, e não vou fugir à regra. Vou tarde, tardo sempre em acompanhar as modas ( telemóveis, messenger,hi5,...foram tudo modas às quais aderi quando o povo já tava todo a falar nisso...há uma porradona de tempo) mas ainda a tempo de mandar uns bitaites e dizer o que me der na ganda quando bem entender.
Como já devem ter percebido, aquele artista que ali está com um sorriso a dar para o parvo sou eu, André Lopes de nome, PeixeBlogger ...de blogger, 25 anos, 8 meses e alguns dias de idade, solteiro e bom rapaz ( cof cof cof...ok,pronto,tenho dias), neste momento espojado no sofá no conforto do seu lar em Coimbra City.
Como há bocado mencionei, custou pegar no pc e dedicar-me a criar um blog. Verdade seja dita, acho que passei os últimos 4,5 dias a ameaçar que o ía fazer, mas foi preciso chegar a casa e ter noção que tinha de ir estudar para vir para o sofá e por esta brincadeira a funcionar ( como qualquer bom calão, quando há assim uma ténue necessidade de pôr o cu na cadeira e estudar, qualquer pretexto ou distração servem para tar mais uns minutos a fazer nenhum).
Nem sempre vou dizer coisas interessantes, estou mesmo a ver que a maior parte das vezes vão é sair baboseiras da minha "boca" para fora, mas ao que paree,isto serve mesmo é para desabafar, dizer o que sinto, oque penso,fazer-me ouvir na World Wide Web,blah blah blah, béu béu béu...deixemo-nos de tretas: vai ser um blog como todos os outros que há para aí, o que já não é pouco.
Não planeio à la maneira do hi5 ou do youtube iniciar uma revolução cibernética, tornar-me milionário agradando a gregos e troianos,mas apenas ver o que é que o povo comenta do que eu pra qui puser ( fui um bocado mentiroso na parte do milionário....quero que comentem,sim,força!....e se quiserem dar dinheiro à nobre causa deste blog,é contactar o autor).
Vai-se poder falar pra qui à vontade da Floribella,dos Morangos com Açucar, das refeições que servem nas cantinas, de gente que se matou porque na rádio não dava outra coisa que não o "beautitiful" do James Blunt, de sandes à guarda fiscal, de apicultura, do estado do futebol português ( por arrasto, Miss Carolina Salgado e do GLORIOSO!!! :D ), de gajas,porque não cinema e música...enfim,prometo ter sempre paxorra para ler os vossos comments, pra responder a qualquer pergunta, para dar uma palavra amiga e honrosa aqueles que achar dignos de figurarem para aqui numa galeria qualquer de notáveis que não prometo criar. Enfim, isto vai ser um blog muito virado para muita coisa; diria mesmo.....para tudo o que eu achar que tem interesse!
Sim, porque esta m*rda de ter um blog faz um bem danado ao ego de um gajo, é que só vai ser postado o que eu quiser, bem me apetecer, aquilo que me der na telha, eu tiver vontade de postar...acho que já perceberam a ideia. Dizem que o poder absoluto corrompe absolutamente...pois parece que é verdade,que hei de fazer? É o MEU blog,é um bom blog, o meu melhor blog e desde já agradeço qualquer comentário,mesmo que foleiro que mandem para cá.Como me disseram esta semana: "antes um mau comentário que um não comentário".
A propósito de comentários e possíveis reacções, a primeira menção honrosa do blog vai mesmo para a minha mãe, que mesmo a 100 km de distância, aquando do processo de fabrico aqui do meu ( e vosso,vá....) espaço,não deixou de tecer os seguintes comentários: "blog do rabit( um dos nomes pelos quais também respondo)- VENDEM-SE CENOURAS A DEZ CENTIMOS!", ao que depois acrescentou um boneco sem cérebro que pretendia caricaturizar aqui o je.
Com uma mãe a puxar assim por um filho e com um blog destas,posso ir longe,muito longe,diria mesmo que o Sky is the limit!
E pra texto inicial,já me tou a exceder,quero só deixar aqui a primeira dica musical: e a sortuda vai ser a sra Carla Bruni,que lançou mesmo agora há pouco tempo um novo cd, de nome " No promises". Tenho a dizer o seguinte:
Carla,se alguma vez leres isto, estou disposto a casar contigo e num futuro não muito longíquo, a ter muitos Carlinhos Bruninhos contigo!
Deixo-vos com um link que vos vai encaminhar para uma música trés jolie do primeiro cd da menina, que dá pelo nome de: " Le Toi Du Moi"



Despeço-me,I'll see you soon! Bjs e abraços!