Thursday, November 29, 2007

Ai destino,ai destino...II



Segunda vez que volto a esta temática, corro assim o risco de me repetir. Mas é das minhas temáticas preferidas, e nem a propósito, esta semana tive aulas que sobre ela incidiram...se bem que não da maneira que pretendo aqui abordar.
O destino toca em todos e cada um faz o seu, mas...se assim é, o que dizer da Teoria do caos e do efeito borboleta? Se o bater de asas de uma simples borboleta pode influenciar o curso natural das coisas, podendo mesmo provocar um tufão do outro lado do mundo...há sempre uma relação causa e efeito entre cada uma das nossas acções e o seu resultado? Quer dizer..terá de haver...necessariamente...sempre. Cada um dos nossos actos é, quando praticado, único, irrepetível, visto ocorrer num preciso contexto espaço-tempora...também ele único,irrepetível. Lembrei-me agora, a propósito disso, do "Garden State". Quem viu, lembrar-se-á do tickle, da Natalie Portman, 1 momento do filme algo peculiar, mas genuinamente heartfelt...sentido... do filme. Cada um de nós é único, pode fazer a diferença, das mais diferentes formas e feitios. , Mas quando sabemos que os nossos actos realmente " contam"? É difícil responder. E se calhar nem há resposta..definitiva. Há que referir as vezes que o destino nos troca as voltas, e em vez de agir,.. temos de reagir.Ao quê? Sei lá...tantas coisas.. a circunstâncias adversas que a vida nos apresenta, a coisas que pensamos que só acontecem aos outros, a coisas que acontecem face aos quais somos estranhos, com as quais não contavamos e que nos caiem do nada.
Em termos penais, diria que seria esse sofrer as consequências de algo para o qual não contribuímos, e face ao qual somos estranhos, seria o ocorrer uma interrupção no nexo de causalidade,lololol.
Bom saber, então, que o contrário também sucede. E se há muitos espinhos na fantástica jornada que é a vida, é fixolas, saber que o Universo também nos pode surpreender de maneiras inesperadas e bem agradáveis. Saber que nessa mesma jornada há muitas surpresas, que muitas vezes acabam por se encontrar mesmo ali,"ao virar da esquina". Curiosa,a vida...muitas vezes leva-me a pensar....será que tudo nela funciona por ciclos? Não faço ideia, hahaha. Vou a tempo de ir vivendo...e descobrindo :D
Podia citar novamente o Forrest Gump, mas isso seria tornar-me repetitivo, não o vou fazer. Já que há bocado veio à baila, sai uma citação do Garden State. É qualquer coisa do género...'Cause like you said, this is it. This is life.
Abraços para eles,bjs para elas



3 Comments:

Blogger Catz said...

Muito atentos que nós andamos :P : interrupção no nexo de causalidade - ora tal como no Direito também nada é linear no nosso quotidiano...
Abre o livro das respostas ;)

10:07 AM  
Blogger PeixeBoga said...

E está lá? De certeza? Já lá procuraste? Não sei se sim, se não, mas olha que não conhecia. Uma pessoa consigo arrisca-se a aprender umas coisas ;)

4:51 PM  
Blogger Sub-Lodo said...

Não quererás dizer Tony Carreira?!?! Ai destino e tal... És um pimba de primeira água!

7:22 AM  

Post a Comment

<< Home