Parabéns a você..
Porque dava jeito que o filho do Ronaldo fizesse anos outra vez. Qualquer filho que ele tenha para aí escondido e que faça anos hoje, que se revele, para o CR fazer outra exibição igual à que fez contra a Holanda.
Terá sido a melhor exibição colectiva do Euro, a de Portugal frente à Holanda, e mesmo individual - a do CR. Caramba, já estou farto de dizer que só precisa de fazer o que faz contra o Real. Nem mais, nem menos. Chega.
Uma coisa tenho a certeza: quer ganhemos quer percamos, estarão de parabéns. Estão sempre. Tudo bons rapazes. Parabéns contra a Alemanha, contra a Dinamarca, contra a Holanda. Contra esta, sim, agora estar sempre a haver uma congratulação por tudo e por nada também já chateia.
Felizmente creio que daqui umas horas estarão realmente de parabéns.
Espero margem folgada. Porque há matéria prima para isso. Depois do jogo com a Holanda um gajo vai dizer o quê?
Vamos lá. Cheira-me a noite de...Bruno Alves. ~
E não, não, estou sóbrio. Mais logo vemos!
Laranjada
A primeira palavra de apreço vai para o Postiga. Não que tenha conseguido afastar as minhas reservas em relação à sua utilização enquanto ponta de lança de Portugal, mas lá marcou um golito decisivo, terei de comer e calar...com muito gosto.
Entretanto, os amigos russos, possivelmente por confiança a mais no seu talento já estão de malas feitas ( o empate contra a Polónia era escusado) e mesmo os polacos..bem, não estão de malas feitas porque o Euro é mesmo lá, mas já estarão de férias. Equipa interessante, mas com um treinador muito conservador, penso que também poderiam ter ido mais longe.
Hoje somos nós. Outra vez. O que disse sobre o Ronaldo mantém-se. Com a agravante de ter no lombo 90 minutos em branco contra a Dinamarca, tendo beneficiado de 2 ocasiões de golo que..não vou dizer que eu as marcava, mas que porventura mais nenhum jogador terá durante o resto do torneio.
Portanto compreendam-se todas as msgs de apoio, os "agora é que é", é preciso muita força. Mas estou farto de tanta palmadinha nas costas. Todos falham. O melhor do mundo, se quer efectivamente o melhor do mundo não as pode falhar. Tem que dar a volta por cima. Menos pose, mais luta e entrega. E a comparação esfarrapada com o Messi da Copa América não dá pontos, antes pelo contrário. O Messi alguma vez se desculpou contigo? Mas afinal queres o quê? Só precisas de jogar o que sabes. Tendo em conta que haverá apenas um tipo que porventura jogará melhor que tu, não haverá grande problema...em enfiares 3 à Holanda. O desafio está lançado.
Vamos lá jogar com os Checos!
Ah...não é agora, isso é depois. Ok, laranjada, então!
Port tigal
Penso que já aqui escrevi sobre teimosia. Se não escrevi, escrevo agora. Basicamente é isto: não aprecio a teimosia. Quem espera, sempre alcança, tantas vezes vai o cântaro à fonte que um dia lá deixa a asa. Podia continuar.
Isto para dizer o quê?
Que vamos jogar com o Postiga na frente de ataque. E o que quer isso dizer?
Pode não querer dizer nada ou pode querer dizer muita coisa.
O Postiga é um jogador que tem vindo a revelar durante a sua carreira um rendimento razoável ao serviço da seleccção nacional. Curiosamente, o mesmo jogador tem vindo a revelar um rendimento ..não quer ser estúpido..portanto, digamos atípico, ao longo da sua carreira.
O Paulo Bento vai apostar assumidamente no Postiga. Está no seu direito. Oxalá ele corresponda, espero sinceramente que sim.
Caso não saibam, precisamos de ganhar. O Postiga contra a Alemanha foi zero. Aliás, a meu ver, tirando os 20 minutos finais, digam o que disserem, Portugal a meu ver foi zero e meio. Portanto, ou Ronaldo no meio ou Oliveira lá para dentro (o H. Almeida para mim desde a Turquia que não conta), qualquer coisa. Para sermos 11 jogadores, e não 10.
E já agora, um Ronaldo em condições. Para parecermos 13. Já disse: ò amigo, para seres o melhor do mundo, tens de fazer boa figura no Euro. Sábado foste 0,2. O Messi sem estar no Euro marcou 3 (!!!) ao Brasil. Chega? E o último..credo! Desconfio que foi mesmo só para irritar. É a tua vez. E a do Tiga. As cartas estão na mesa.
E só para acabar não me venham com a história de que quando a coisa é difícil é que nos chegamos à frente e fazemos e acontecemos. Da última vez que jogámos contra estes tipos precisavamos de empatar e eles enfiaram duas. Devolvam isso e metam lá outras duas que volto a acreditar.
Euro 2012
Já se sabe que prognósticos, só no final do jogo. Contudo, não resisto à tentação:
As critícas de Manuel José são algo descabidas. Compreensíveis, mas descabidas. Soam a ressabianço. Ressabianço de não estar sentado no banco de treinador de Portugal.
Não gosto dos tiques de vedetismo de grande parte daquela malta, nem do facto de eles chegarem ao estágio "Hollywood style", em grandes carros, cheios de pinta. A verdade é que eles ganham fortunas, podem-nos pagar. O que posso eu fazer? Mandar lixar, só cá estou para ver a bola.
Quanto ao Queiroz: não comento. Mas alguém ainda liga ao que o sr. diz? Tivesse continuado, amanhã por esta hora estaríamos a assistir a um Bósnia-Alemanha.
Portugal com a Alemanha: não temos francas hipóteses. Porque não. Há quatro anos levámos no pêlo e no Mundial anterior idem idem. Os outros tipos têm muitas alternativas, todas de qualidade: Klose, Kroos, Gotze..nós temos o Ruben Micael, o Ricardo Costa, o Hugo Almeida e o Postiga.
O Hugo Viana e o Nelson Oliveira não entram nas contas do mister.A meu ver, para que a coisa corresse bem, e apesar de achar que o tipo não acrescenta rigorosamente nada, era meter o Custódio para estancar aquele meio campo alemão e o Oliveira na frente. Está verde? O tipo corre que nem um desalmado e os golos que o Hugo Almeida também este é capaz de os falhar. Mal por mal, dá muito trabalho. Joga o Postiga. Não me aquece nem arrefece, mas antes de criticar, será melhor fazer o que o Eduardo diz: primeiro convém deixar esta malta jogar à bola.
Temos um campeão da Europa, uma maçã podre do campeão nacional e um médio do Génova que tem um penteado bestial. Se o Moutinho tivesse ao lado um tipo em condições, estaríamos perante um meio campo de meter respeito. Não sendo o caso, falta muita criatividade. Há qualidade, mas falta qualquer coisa.
Provavelmente iremos de vela, mas convém ver primeiro como a coisa corre, até porque: Ronaldo, amigo, se queres ser o melhor do mundo este ano só dependes de ti. Se a coisa te corre mal, lamento, mas é nestas alturas que te tens de chegar à frente.
Exposto isto, vamos ganhar o Euro. É limpinho. Todos dizem mal e ninguém está à espera. É agora!
Surpresas? Possivelmente a Polónia, a Rússia e não sei porquê não afasto de imediato a Irelanda. O velho Trap é manhoso...
A Itália é uma total incógnita e admito perfeitamente que a França possa vir a dar cartas.
A Dinamarca não são favas contadas, há que puxar pelo cabelal; a Inglaterra tem muitas lesões, mas caso se aguentem, vão ter o Rooney e a Espanha limpa esta m*rda toda.
Ou a Alemanha. À Holanda, faltar-lhe-á consistência, mas tem ali poder de fogo e bastante solidez. Falta-lhe o Ola John. Não interessa. Já não nos escapa! :D
Heróis do mar...